domingo, 24 de abril de 2011

O TÚMULO VAZIO (Aula especial de Páscoa)

Texto base: João 20:1-18

Tomando como base o início do texto bíblico de hoje, o túmulo, onde Jesus foi colocado após a sua morte, é mencionado sete vezes. Isso revela a predominância da ideia de Jesus morto. Depois da crucificação, os discípulos e discípulas viam Jesus como aniquilado e passivo. O capítulo que lemos tem inicio com a seguinte referência: “ainda estava escuro”, o que expõe perfeitamente a desorientação e o desamparo dos seguidores de Jesus naquele momento.

O “escuro” lembra as trevas e o caos primordial antes de tudo ser criado. E agora está em vias de os discípulos perceberem a nova criação presente em Jesus ressurreto.

Reflexão em grupo
1. Quem são os discípulos de Jesus envolvidos neste texto? E quem é Maria Madalena (Veja Lc 8:1-3)?
2. A palavra “viu”, nos versículos 1 e 5, vem do grego que significa “deu uma olhadinha”; no versículo 6, o significado da palavra “viu” é “estudou”; e no versículo 8, a palavra “viu” é uma outra palavra grega cujo sentido é “perceber”. Note a progressão: “dar uma olhadinha”, “estudar” e “perceber”. O que isto nos anuncia?
3. Qual é a reação destas testemunhas diante da ressurreição de Jesus?
4. Hoje, tem alguma razão de ser o culto prestado a um morto em seu túmulo? Por quê?
5. Por que a ressurreição é parte tão importante de nossa crença?

Conclusão
O túmulo vazio confirma a obra de Jesus Cristo na cruz, sua obra de redenção para o homem.

A ressurreição traz a convicção de que somos peregrinos e forasteiros neste mundo, aguardando a nossa pátria celeste. Não nos deixa olhar limitadamente para este mundo, põe os nossos olhos na glória de Jesus.

O túmulo vazio provoca em nós a expectativa de que assim como Cristo nós também seremos ressuscitados, no dia do Senhor, o nosso corpo corruptível há de se revestir de incorruptibilidade e seremos semelhantes a Jesus.

A ressurreição de Cristo nos lembra de que a morte será vencida de uma vez por todas, assim como o mal e o pecado serão de uma vez por todas excluídos da realidade dos novos céus e nova terra.

O túmulo vazio põe em nossos lábios a confissão de fé na volta de Jesus. E em regozijo oramos: Maranata vem Senhor Jesus!
Pedro Paulo Valente

Reflexão pessoal
O que é que domina seu coração hoje: O túmulo vazio que anuncia a vitória de Jesus sobre morte, ou as ansiedades e pressões que o mundo impõe sobre você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário