domingo, 26 de junho de 2011

Igreja e identidade

Por Jan Tammadge

COMO VAI A SUA IGREJA?

Em nossa classe de escola dominical, este ano, temos estudado sobre o nascimento e crescimento da Igreja. Olhamos para o livro de Atos, onde lemos as histórias da Igreja primitiva em Jerusalém, depois na Judéia, Samaria e as regiões do sul da Ásia e Europa. Ouvimos também sobre o que aconteceu com a Igreja após os registros de Atos, bem como o estabelecimento do Catolicismo Romano, a Reforma Protestante - e também estudamos a biografia de algumas pessoas que influenciaram o crescimento e desenvolvimento da Igreja.

Mas hoje nós queremos olhar para a Igreja contemporânea - a nossa Igreja hoje - para observar como ela funciona e está crescendo. Então, para começar vamos conversar sobre a "nossa" igreja.

Descreva a sua Igreja – (Dividir a turma em 4 grupos e pedir para cada um responder as perguntas abaixo anotando as respostas num papel, e depois compartilhar as respostas com a classe toda).

  • Quantas pessoas freqüentam a sua igreja? Qual a quantidade de velhos, jovens, crianças?
  • Quais atividades você tem na igreja? No domingo e/ou durante a semana?
  • Se alguém visitasse a sua igreja como ele a descreveria?
Certo, então é assim que a nossa igreja se comporta/parece. Mas qual é o plano de Deus para a Sua Igreja? Como é que Ele pretende que a Igreja deva ser? (Dividir novamente em 4 grupos e pedir para cada grupo ler o texto bíblico e responder as perguntas que lhe foram destinadas, e depois compartilhar as respostas com a classe toda).

E uma última pergunta ....
Porque você acha que existem quatro diferentes imagens para Igreja descrita no Novo Testamento?


Conclusões
A Igreja ou o Corpo de Cristo é o grupo de crentes nascidos de novo e que foram unidos a Jesus Cristo pelo Espírito Santo, para cumprir a tarefa de testemunhar e estabelecer o Reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo. Todos os discípulos estão unidos nesta tarefa, e cada um tem um papel a desempenhar. Esses discípulos precisam trabalhar juntos como um corpo com muitos membros, dependentes uns dos outros como os tijolos de um edifício, puros como uma esposa, amando e cuidando um do outro como membros de uma mesma família. Todos os crentes participantes da Igreja, no mundo todo, obviamente, não podem reunir-se, e assim Deus ordenou que se reúnam em grupos pequenos, seja numa igreja local, ou uma igreja que se reune em casas.

Para pensar ...
Como um membro do corpo de Cristo, você se vê como uma parte necessária deste corpo e está totalmente comprometido com ele?

Faça a você mesmo essa pergunta: "Como eu posso contribuir com a igreja local, participante do corpo de Cristo?" Ou responda a pergunta a seguir: "O que a igreja local pode contribuir comigo?".


Um Edifício
Efésios 2:20-22: Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

1 Coríntios 3:16: Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.

2 Coríntios 6:16: Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: "Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."

1 Pedro 2:4-5: Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.

Qual imagem é utilizada para descrever a Igreja?



 Qual é o propósito deste templo ou "morada de Deus"?



 Como as pessoas deste prédio devem se relacionar entre si?



Uma Família
Efésios 1:4-6: Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho.

Efésios 2:19: Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.

Romanos 8:17: Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.

Hebreus 2:10,14-17: Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação. Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte. É claro que ele não veio para ajudar os anjos. Em vez disso, como dizem as Escrituras: "Ele ajuda os descendentes de Abraão." Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.

 Qual imagem é utilizada para descrever a Igreja?



 Qual é o propósito desta família?



 Como os indivíduos desta família devem se relacionar entre si?



Uma Noiva
Efésios 5:25-32: Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, pois nós somos membros do corpo de Cristo. Como dizem as Escrituras Sagradas: "É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa." Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.

João 17:11,21: Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.

2 Coríntios 11:1-3: Eu gostaria que vocês me suportassem mesmo quando sou um tanto louco. Por favor, me suportem! O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.

 Qual imagem é utilizada para descrever a Igreja?



 Qual é o propósito desta noiva?



 Como os indivíduos que compõem a “noiva de Cristo” devem se comportar?



Um Corpo
1 Coríntios 12:12-27: Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. Se o pé disser: "Já que não sou mão, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: "Já que não sou olho, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar?
Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo. Portanto, o olho não pode dizer para a mão: "Eu não preciso de você." E a cabeça não pode dizer para os pés: "Não preciso de vocês."

O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial, que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas. Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.

 Qual imagem é utilizada para descrever a Igreja?



 Qual é o propósito deste corpo?



 Como os indivíduos deste corpo devem se relacionar entre si?



Nenhum comentário:

Postar um comentário