quarta-feira, 8 de junho de 2011

A missão do apóstolo Pedro

A História do Cristianismo Através dos Séculos (aula 15b)

TEXTO BASE: Atos 9:32-43

Você já viu ou ouviu falar de algum milagre?

 
Antes, quando a perseguição começou, os apóstolos julgaram prudente permanecer em Jerusalém (At 8:1). Agora, entretanto, que a igreja estava gozando um tempo de paz (At 9:31), eles se sentiam livres para deixar a cidade.

Leia Atos 9:32-35
Por que o apóstolo Pedro viajava bastante? Quem ele visitava e qual era sua motivação?


Qual era a função do apóstolo?

De que modo o poder de Deus foi demonstrado nessa passagem?

Qual a semelhança entre esse milagre realizado com Pedro e o realizado por Jesus na cura do paralítico de Cafarnaum (Mc 2:1-12)?

Qual o resultado da demonstração desse poder?

Para lembrar - os apóstolos aos quais Lucas se referem tinham algumas qualificações especiais. Foram designados como apóstolos por Jesus, foram testemunhas oculares do Jesus histórico, possuem autorização para falar em nome de Jesus e o Espírito capacitador de Jesus para inspirar seus ensinamentos.

Quem era Tabita?


Por que Deus não livra os cristãos de passarem pelo sofrimento?

Qual a semelhança entre esse milagre realizado com Pedro e o realizado por Jesus na ressurreição de Talita (Mc 5:35-42)?


Quais as semelhanças entre esses dois milagres narrados por Lucas?

Quantos milagres o apóstolo Pedro realizou em benefício próprio?


Os relatos retratam o apóstolo Pedro como um autêntico apóstolo de Jesus Cristo, tendo ele realizado “os sinais de um verdadeiro apóstolo”. Milagres semelhantes haviam endossado o ministério profético de Elias e Eliseu. Quatro fatores apóiam essa sugestão. Primeiro, ambos os milagres seguiram o exemplo de Jesus. Segundo, ambos os milagres foram realizados pelo poder de Jesus. Terceiro, ambos os milagres foram sinais da salvação de Jesus. Pedro usa as mesmas palavras, “Levanta-te”, que Jesus usou para curar um paralítico. Quarto, ambos os milagres levaram pessoas a se converter ao Senhor.

Interessante – Lucas encerrou a história de Enéas e Tabita com a informação de que “Pedro ficou em Jope muitos dias, em casa de um curtidor, chamado Simão” (v. 43). Os curtidores eram considerados cerimonialmente impuros, pois trabalhavam com animais mortos para retirar e curtir o couro. Esse pode ter sido o primeiro sinal de abertura de Pedro para os gentios.

APLICAÇÃO

Observamos até aqui que nenhum dos milagres foi realizado em benefício próprio, e ainda que a maioria dos milagres narrados no livro de Atos não aconteceu dentro das igrejas (ou nos cultos). O que você acha que isso sugere?


Os milagres também mostram que Jesus cumpriu sua promessa de enviar seu Espírito para nos capacitar a realizar a tarefa de testemunhar dEle. Como você reage a essa missão?

MAPA – VIAGEM MISSIONÁRIA DE PEDRO


ORAÇÃO
Peça que o Senhor lhe encha de coragem e poder para testemunhar o senhorio e a obra de redenção de Jesus.

MEMORIZAR VERSÍCULO
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8

MATERIAL UTILIZADO
O Espírito em ação – John Stott, Editora Cultura Cristã Estudos Bíblicos sobre o livro de Atos baseados no comentário bíblico de John Stott.
• John Stott. A Mensagem de Atos. Editora ABU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário